domingo, 15 de maio de 2011

Dicas de adestramento de calopsitas para iniciantes

1)Link Vídeo sobre adestramento
 2)Sabemos que para termos bons resultados no adestramento de passaros ariscos e torna-los otimos pet´s , devemos seguir algumas regras basicas e principalmente fazer com que sua ave se sinta bem em fazer os exercícios realizados. Temos que de alguma maneira , tentar entender o que se passa com o seu passaro , pois neste momento de adestramento , ele pode estar com medo e sozinho.Antes de começar o adestramento , tente deixa-lo bem calmo, e nunca tente força-lo a fazer nada que ele nao queira!Muitas vezes demora dias para acalmar seu passaro , entao ao se movimentar perto dele seja suave aos movimentos , fale de mansinho com o seu amigo!!Voce terá que se familiarizar com o seu amigo , entao tente fazer com que sua ave pense que voce é do bando dela.Se ela abrir as asas , abra os seus braços , se ela começar a piar , pie junto com ela , e assim em diante!Pronto ! Agora que sua ave ja esta mais familiarizada com voce , vamos começar! Tente fazer exercícios com ela , faça ela subir no seu dedo , agora de vagarzinho , tente colocar ela em seu ombro !!!Pratique essas coisas basicas , que logo logo ela ja estara bem amigavel a voce!Nunca deixe sua calopsita presa o dia inteiro , tente ficar com ela o maximao possivel!! Se ela tem dificuldades em fazer algo como escalar o seu sofá ou entao as suas cortinas , ajude ela , e ela ficara feliz! Se sua calopsita nao gosta de sair da gaiola , tente tirar ela um pouquinho de perto da gaiola , pois elas tratam suas gaiolas como se fossem o seu refúgio!Sempre que seu amigo fizer algo que voce gostou no adestramento , tente agrada-lá com alguma comidinha que ela goste , ou com algum brinquedo dela! Sempre faça carinho nela , em volta de seus ouvidinhos (bochechas alaranjadas) com movimentos leves e suaves!Se sua calopsita abaixa a cabeça para voce , significa que ela deposita muita confiança em voce! Nunca grite com sua calopsita ou chingue ela , pois ela encarará isso como um ataque e ficará com medo de voce! Também existe as calopsitas mais vaidosas (que gostam de se mostrar) , se sua calopsita gosta de aparecer , fica cantando muito alto , deixa as asinhas meio que entre semi-aberta , ergue sua cabecinha , e fica de pontinha de pé ...É por que ela adora aparecer! Entao sempre quando ela vir perto de voce e começar a aparecer , aplauda ela , diga que suas asas sao lindas , que seu topete é muito bonito , etc... Essas tecnicas de adestramento , se aplicada em seu aminguinho , funcionará muito bem.
fonteCalopsitas
3)CORTAR UMA DAS ASAS DELE NO PRIMEIRO DIA COLOQUE ELE NO SEU COLO PARA QUE ELE VEJA QUE VOCE NÃO E UM PREDADOR E NÃO VAI COMÊ-LO. NÃO FAÇA MOVIMENTOS RADICAIS E SE ELE SAIR DO SEU COLO, PEGUE ELE E COLOQUE DE NOVO NO SEU COLO. FAÇA ISSO NO SEU QUARTO E COM AS JANELAS FECHADAS. SE POR ACASO VOCE NÃO CORTAR DIREITO A ASA , ELE NAO VOARÁ.ARRUME ALGUMA ARGOLA,ANEL,CORDÃO, QUALQUER COISA PARA ELE BRINCAR. NO MEU CASO EU PEGUEI UMA ARGOLA E COLOQUEI  NUMA CORRENTE, E SE ELE TE BELISCAR CORRIJA NA HORA. DEPOIS DE ALGUNS DIAS, NO QUARTO FAZENDO ISSO,POR UMA HORA AO DIA, VOCE VAI PEGAR ELE NA MÃO E VAI POR NO DEDO, QUANDO VOCE POR ELE NO DEDO ANDE PELO QUARTO PARA ELE NAO FICAR INSEGURO E VER QUE DE AGORA EM DIANTE, ELE NÃO DEPENDE MAIS DAS ASAS E SIM DE VOCE…DEPOIS ENSINE TRUQUES PARA ELE E CADA VEZ Q ELE FIZER CERTO, VOCE ELOGIA E DÊ UM BRINQUEDO PARA ELE…
fonte Bichosbrasil
4)Outras fontes de pesquisa sobre adestramento universodascalopsitas
Calopsitas podem assobiar e, raramente, falar. Mas isso varia muito de exemplar para exemplar, além de exigir dedicação do dono. Algumas pessoas usam fitas cassetes, CDs e programas de computador para ensinar suas calopsitas a falar.A única recomendação sobre o convívio entre Calopsitas e humanos é em relação à crianças pequenas e pouco acostumadas a lidar com aves. É preciso orientá-las para evitar que machuquem as Calopsitas caso as peguem na mão e também para que não as estressem com atitudes bruscas, como bater no viveiro ou gritar muito alto. Atitudes como essas deixam as aves apavoradas e desconfiadas com pessoas.São facilmente domesticadas quando jovens, e raramente bicam quando assim domesticadas.Quando perturbadas, as calopsitas mansas apenas gritam ou beliscam o dedo. As calopsitas reconhecem bem as pessoas, e costumam ser particularmente fiéis à pessoa que cuida e treina. Para que elas se liguem a todos membros da família, elas devem ser manipuladas por todos.
atenção
Veja o que significa cada expressão de sua calopsita:
Silvos: medo, sinal de alerta para ficar sozinha.
Eriçar penas e balançar o corpo: relaxar tensão.
Dormir sobre 1 pé e com a cabeça para trás: normal e saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário